1808 e a familia real no Brasil

Há muito tempo não lia um livro de não-ficção tão divertido. Resultado de 10 anos de investigação jornalística, 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, é uma obra espetacular.

Com muito bom-humor, Laurentino Gomes descreve habilmente o desenrolar de fatos que culminaram na vinda da familia real portuguesa para o Brasil e as transformações radicais que tal evento provocou na maior colônia lusitana.

Mostra não apenas a história burguesa, dos fatos grandiosos, mas o cotidiano do Rio de Janeiro, seus costumes, comércio e sociedade.

Um ponto forte são as notas e referências bibliográficas, o livro está recheado delas. Inclusive alguns dos títulos já estão na minha lista, para uma futura aquisição, como “a longa viagem da biblioteca dos reis”.

Em suas 414 páginas, 1808 resgata a importância que D. João VI teve no cenário mundial, a ponto de ser mencionado por Napoleão como “foi o único que me enganou”. A escravidão, a troca de favores e a corrupção são retratadas sem aspectos tendenciosos, abordagem esta adotada por Laurentino durante todo o Livro.

Publicado pela Editora planeta, a obra retrata de maneira hábil e envolvente este que foi um importante momento da história brasileira.

1808 é leitura obrigatória para aqueles curiosos sobre a origem da nação brasileira, sua formação histórica e de seu povo. A venda na submarino.com.

One Response to “1808 e a familia real no Brasil”

  1. Layla Moreira on January 28th, 2010 at 17:06

    Esse eu quero emprestado 😉

Leave a Reply